Navegar no Blog Adzuna »

Bola de cristal profissional: como seu estágio pode ajudá-lo a prever o seu sucesso

Todos gostaríamos de ter uma bola de cristal para prever o futuro. Seria muito mais fácil saber qual será o resultado de uma escolha profissional ou pessoal de antemão, porém, a vida não funciona dessa forma e uma parte importante do nosso crescimento é entender como as nossas escolhas nos trouxeram até aqui, e o que temos que mudar ou progredir para atingir o sucesso no futuro.

O seu estágio pode ser um momento na vida em que é possível perceber algumas tendências importantes que podem moldar a sua vida profissional. Quanto mais cedo você prestar atenção nestes detalhes, mais rápido você pode entender o que você pode melhorar e o que você deve mudar na sua carreira:

 

  • Descubra atividades que você faz com mais facilidade

Um dos melhores benefícios de colocar a teoria em prática é descobrir onde somos eficientes. Mas atenção, porque nem sempre as tarefas nas quais somos eficientes são as que mais gostamos, muitas vezes são tarefas menos criativas e mais braçais ou burocráticas que terminamos com mais facilidade e maestria.

 

  • Liste tarefas que você mais gosta de fazer

Como não necessariamente estão interligadas, é importante entender quais são as tarefas que você mais gosta de fazer do trabalho. Se apesar de serem tarefas agradáveis você leva muito tempo para terminá-las, procure algum curso ou dicas e macetes para melhorar seu desempenho.

 

  • Entenda quais são as razões que te desmotivam a fazer uma determinada tarefa

Quase todos nós realizamos funções que não são muito agradáveis no nosso dia a dia profissional. Reclamar não é uma solução, é importante entender o que te desmotiva em determinada tarefa, se é o tempo demandado, a complexidade e necessidade de atenção dobrada para completá-la ou mesmo se é o trabalho em equipe / individual que está te desmotivando. Ao saber a raiz do problema, fica mais fácil entender qual o seu perfil profissional.

 

  • Identifique o que você precisa aprender

Por mais renomada que seja a sua insituição de educação, sempre vão haver conhecimentos que não foram ensinados na sala de aula a serem aprendidos. Procure melhorar as habilidades necessárias para sua função, como pacotes de softwares específicos ou habilidades interpessoais como comunicação, apresentação e vendas. Você pode fazê-lo através de cursos, livros, tutoriais ou mesmo com seus colegas de trabalho.

 

  • Descubra quais são as áreas de trabalho que mais te interessam

Numa sala de aula alguns assuntos parecem ser bem mais interessantes do que no mundo real. Ao ingressar no mercado de trabalho, você vai ter uma visão prática de como funciona o dia a dia em uma organização. Seja curioso e observe as rotinas de outras áreas funcionais. Seu estágio é o melhor momento para identificar qual área combina mais com a sua personalidade e objetivos.

 

  • Avalie quais são os diferenciais que a empresa está buscando

Quais são os profissionais que sua empresa mais tem dificuldade de encontrar no mercado? Quais competências ela procura? O que o mercado está desenvolvendo que sua empresa planeja desenvolver em breve? Se você desenvolver estas habilidades e conhecimentos, terá mais chances de conseguir boas oportunidades de crescimento rápido na sua carreira.

 

  • Analise seu comportamento social

Dentro do ambiente de trabalho você prefere trabalhar em equipe ou sozinho? Prefere se comunicar com os outros, ou gosta de fazer atividades mais analíticas? Tem facilidade para apresentar suas ideias para alta gerência, prefere falar com o público ou clientes da empresa? Gosta de fazer reuniões externas, ou prefere trabalhar no escritório? Todos esses comportamentos são fortes indicativos de que papéis você pode exercer no futuro.

 

  • Entenda o que você não quer fazer, qual carreira que você não quer seguir

Além de promover dicas do que você quer fazer, o seu estágio pode deixar claro que área de trabalho não combina com seu perfil profissional. Se você não se sente confortável com planilhas e números, trabalhar em ciências quantitativas pode se tornar um pesadelo, por exemplo.

 

  • Realização profissional, o que você procura?

Um dos mais altos níveis de auto-conhecimento que um estágio pode te proporcionar: o que você realmente espera do seu trabalho? Você se sente estressado e ansioso quando é responsável por riscos? Quer um trabalho que ofereça mais flexibilidade de horário, ou menos estresse? Precisamos encontrar um equilíbrio saudável entre nossa vida no trabalho e na esfera pessoal, pois somente assim conseguimos nos sentir realizados e satisfeitos com nossas carreiras.

 

  • Entenda quais são as etapas necessárias para alcançar o sucesso

Por fim, durante um estágio é possível ter uma visão interna de quais são os passos que você precisa tomar para alcançar o seu objetivo profissional. Como você pode subir internamente dentro de uma organização, que tipo de habilidades você precisa desenvolver e quantas etapas são necessárias para o seu crescimento. O estágio ainda é um momento interessante para entender como está a situação do mercado de trabalho para a sua área.

Mas lembre-se: por mais que seu estágio lhe permita ter uma boa visão do que o seu futuro pode te trazer, durante a sua vida profissional é provável que a mudança seja a única tendência constante. E para boa parte dos profissionais, suas carreiras muitas vezes tomam rumos pouco previsíveis.

Para mais dicas sobre estágios, emprego e carreira, siga a nossa página no Facebook e nosso perfil no Twitter. E para encontrar sua próxima oportunidade de trabalho, acesse o Adzuna.com.br temos mais de 250 mil anúncios de vagas abertas para a contratação em todo o Brasil.