Navegar no Blog Adzuna »

Veja 10 pioneiras tech que você devia conhecer

FaixaMesMulheresTech

As áreas de ciência, tecnologia e engenharia fazem parte do dia a dia da sociedade como um todo, desde  a construção de ponte e estruturas milenares até a descoberta e estudo de ondas eletromagnéticas de onde surgiu a insubstituível Internet.

O que não pode passar despercebido no Maio Adzuna: Mulheres Tech são as contribuições de cientistas, programadoras e engenheiras que fizeram parte da história da tecnologia. Confira abaixo algumas das várias mulheres que ajudaram a mudar o mundo:

 

Hypatia_portrait

Hipátia de Alexandria

370 D.C  – 415 D.C, Alexandria, Grécia

Hipátia ganhou reconhecimento pelo seu trabalho em vida, filósofos como Sócrates a destacavam como uma mulher de grande conhecimento e sabedoria. Ela escreveu diversos livros relacionados a tratados de álgebra, aritmética, mecânica, tecnologia e astronomia, e com 30 anos ela se tornou diretora da Academia de Alexandria. Infelizmente seus livros foram perdidos no incêndio que destruiu a biblioteca de Alexandria e em 415 D.C ela foi brutalmente morta por cristãos que consideravam seu trabalho heresia.

 

Ada_Lovelace_portrait

Ada Lovelace

1815 – 1852, Londres, Reino Unido

Augusta Ada King, Condessa de Lovelace, mais conhecida como Ada Lovelace foi a primeira programadora do mundo. Seu interesse ávido por matemática desde jovem, permitiu o contato com o matemático Charles Babbage e seu trabalho com a Máquina Analítica (que abriria o caminho para o primeiro computador). Ada acreditava que os computadores poderiam ir além do mero cálculo ou processamento de números, visto quando traduziu um artigo de um engenheiro, em que complementou com as suas próprias Anotações, que incluiam um algoritmo criado para ser processado por máquinas.

 

Fonte: American Civil War Story
Fonte: American Civil War Story
Martha J. Coston

1826 – 1904, Baltimore, Maryland, Estados Unidos

Inventora e empreendedora, Martha Coston foi a responsável pelo desenvolvimento das chamas pirotécnicas de longa duração usadas pela Marinha dos EUA. Quando seu marido cientista naval faleceu, a viúva de 21 anos com quatro filhos para criar encontrou nas anotações de seu marido um esboço do que viria a ser o sistema de sinalização Coston. Depois de anos trabalhando no projeto, Martha teve a ideia de usar a tecnologia dos fogos de artifício como base e teve sucesso. Ela vendeu a patente em 1859 por US$20.000 dólares, o que equivale a mais de meio milhão de dólares hoje.

 

Marie_Curie

Marie Curie

1867 – 1934, Varsóvia, Polônia

Marie Skłodowska Curie foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel em Ciência e a primeira pessoa a receber dois Nobel no total. Com seu trabalho conseguiu isolar dois novos elementos químicos: primeiro foi nomeado Polônio, em homenagem à sua terra Natal, e o outro Rádio, devido à sua intensa radiação. Com Pierre Curie, seu marido, e Antoine Henri Becquerel, recebeu também o Prémio Nobel da Física, em 1903 “em reconhecimento pelos extraordinários serviços obtidos em suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel”.

 

LillianGilbreth_01Lillian Gilbreth

1878 – 1972, Oakland, Califórnia, Estados Unidos

Lillian Gilbreth foi pioneira na engenharia industrial, junto ao seu marido, quando combinou perspectivas de psicologia e engenharia passou a ser conhecida como a “Mãe da administração moderna”. Ela defendeu que o aumento da produtividade depende da atitude dos empregados e continuou trabalhando depois da morte de seu marido em 1924. Em 1926 ela se tornou a primeira mulher da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos, alguns anos depois ela seria a primeira mulher a lecionar na escola de engenharia.

 

Fonte: energy.gov
Fonte: energy.gov
Edith Clarke

1883-1959, Howard County, Maryland, Estados Unidos

A primeira engenheira elétrica a trabalhar na profissão nos Estados Unidos começou sua carreira como uma “calculadora humana”, como suporte aos engenheiros trabalhando na primeira linha de telefone continental. Ela inventou a calculadora Clarke em 1921, contribuiu na construção da represa Hoover para a instalação das turbinas que geram energia elétrica até hoje e escreveu vários livros e trabalhos que servem como referência na área.

 

 

granmacobolGrace Hopper

1906 – 1992, Nova Iorque, Estados Unidos

A contra-almirante Dra. Grace Murray Hopper ganhou vários apelidos pelos seus feitos, sendo um deles a “Rainha da codificação”. Ela abriu caminho para mulheres em diversas áreas, sendo a primeira mulher: a se tornar doutora em matemática da universidade de Yale, almirante nos EUA, uma das primeiras programadoras do computador Harvard Mark I e também desenvolveu o primeiro compilador para uma linguagem de programação que é usado ainda hoje: o COBOL – Common Business Oriented Language (Linguagem Orientada para Negócios Comuns). Foi ela que cunhou o termo “bug” para problemas técnicos.

 

 

HedyLamarr1Hedy Lamarr

1914 – 2000, Vienna, Áustria

Nascida Hedwig Eva Maria Kiesler e nomeada a mulher mais linda da Europa, a atriz de Hollywood foi pioneira na área de tecnologia wireless. Com seu co-inventor George Anthiel, ela desenvolveu um aparelho de interferência em rádio que ajudou a combater os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Apesar de ser considerada a “mãe da telefonia móvel” foi reconhecida apenas em 1997 pelo Governo Estadunidense com uma menção honrosa “por abrir novos caminhos nas fronteiras da tecnologia que se tornou chave para sistemas de dados wireless

 

Susan_Jocelyn_Bell_(Burnell),_1967

Jocelyn Bell Burnell

1943, Belfast, Reino Unido

Susan Jocelyn Bell Burnell é uma astrofísica nascida na Irlanda do norte, quando ainda era uma estudante de pós-graduação ela fez uma das maiores descobertas do século 20: o primeiro pulsar (estrela de nêutron). Ela foi excluída do time que ganhou o Prêmio Nobel pela descoberta, sendo reconhecida apenas em 2015 quando foi nomeada a Mulher do Ano.

 

 

 

 

 

Radia_Perlman_2009

Radia Joy Perlman

1951, Portsmouth, Virgínia, Estados Unidos

Regularmente referida como a “Mãe da Internet” (apesar de não gostar do título), Radia é projetista de software e engenheira de redes, mais famosa pela invenção do Protocolo STP (Spanning-tree protocol). Ela fez várias contribuições substanciais a outras áreas de design de rede e padronização e foi pioneira em ensinar programação para crianças ao desenvolver uma versão infantil da linguagem de programação educacional LOGO, chamado TORTIS.

 

 

Mulheres presentes em todos os campos da tecnologia fizeram descobertas que revolucionaram, muitas vezes, a forma que vemos e interagimos com o mundo. Essas são apenas dez de muitas cientistas, físicas, matemáticas e engenheiras que ajudaram e ainda ajudam a formar o mundo.  Notou a falta de contribuições vindas do Brasil? Para completar o Maio Adzuna: Mulheres Tech, preparamos um post para o fim  do mês que será em homenagem às brasileiras que fizeram também parte da história da tecnologia.

Se os grandes feitos destas mulheres lhe inspiraram a mudar o mundo, encontre mais de 300 mil vagas no Adzuna.com.br.