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10 hábitos que melhoram sua imagem profissional

Muitas vezes são pequenos hábitos que destacam profissionais mercado de trabalho. Para ser percebido como um bom profissional tanto pelos seus colegas de trabalho quanto pelos seus superiores, é importante prestar atenção em comportamentos do nosso dia a dia que podem desfavorecer a sua imagem. Estes comportamentos podem ainda afetar negativamente como o seu trabalho é percebido por seus colegas, gestores e clientes, independente da qualidade dos seus resultados.

Separamos 10 exemplos de hábitos diários que podem ter um grande impacto na sua imagem profissional:

10. Cumprimente seus colegas de trabalho

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Dizer “bom dia” ou mesmo um “oi, tudo bem?” pode parecer um hábito corriqueiro e despercebido, mas a sua ausência é sempre notada, mesmo que de forma inconsciente. Pense em quantas vezes você julgou uma pessoa como antipática, apenas por não ter recebido um cumprimento num elevador, por exemplo.

9. Preste atenção a sua postura na sua mesa de trabalho

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Outro hábito que é facilmente percebido quando não está sendo cumprido: quando estamos com uma má postura na nossa mesa de trabalho, podemos passar a impressão de que somos “relaxados” e até mesmo de não estarmos abertos à interrupções.

Um bom exercício para entender o impacto da sua postura na sua imagem: observe as pessoas ao seu redor, e perceba a comunicação não verbal da sua postura em sua mesa de trabalho. Qual mensagem que o corpo está, ou ao menos parece estar comunicando às pessoas ao seu redor?

8. Mantenha sua mesa de trabalho organizada

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Da mesma forma, uma mesa de trabalho desorganizada passa a impressão de desordem pessoal. Existem vários estudos que apontam que a bagunça também tem um impacto negativo no seu humor e na sua produtividade, portanto manter uma mesa de trabalho organizada é importante não só para a imagem que você passa aos outros, mas também para a imagem que você passa a si mesmo.

7. Apresente-se ao atender o telefone

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Se o seu cargo demanda que você converse ao telefone com clientes ou mesmo com colegas dentro da empresa, é importante lembrar de apresentar-se ao atender o telefone. Veja alguns exemplos:

Para atender telefonemas externos:

“Empresa Acme, Maria, bom dia”

Para atender telefonemas internos:

“Financeiro, João”

Ao telefonar para outras empresas ou departamentos:

“Bom dia, meu nome é José, sou gerente de Marketing da Empresa Acme e gostaria de…”

Lembre-se que ao dizer seu nome e cargo você acaba realizando um marketing pessoal, dentro ou fora da empresa, já que seus contatos vão passar a usar seu nome ao falar sobre o assunto em questão, exemplo: “Conversei com a Cristina da Empresa X sobre o projeto e ela mencionou isto”.

6. Inclua seu cargo e formas de contato na sua assinatura de email

 

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Incluir seu telefone de contato ou até mesmo o endereço da sua firma na sua assinatura de email facilita o recipiente a entrar em contato novamente com você. Da mesma forma, incluir o seu título informa sobre as áreas funcionais que são sua responsabilidade e auxiliam numa comunicação mais eficaz.

5. Levante-se quando for apresentado a uma nova pessoa

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Outro gesto pequeno que causa uma grande diferença: ao ser apresentado a alguém, levante-se para cumprimentá-lo. Este hábito indica que você dá importância à pessoa, e passa uma primeira imagem amigável.

4. Ao invés de usar os dedos para apontar para alguém, use a mão aberta 

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Apontar é um gesto comum, mas bastante controverso, já que pode colocar as pessoas numa posição desconfortável. Quando você quer colocar atenção em cima de uma pessoa, ao invés de apontar com o dedo, use a palma da sua mão, este gesto é percebido de forma bem mais leve e “aberta”.

3. Deixe seu telefone no seu bolso

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Deixar seu telefone interromper uma reunião, apresentação ou conversa pode ser enxergado como uma falta de respeito. Ninguém gosta de ser interrompido, especialmente por terceiros. Se você está esperando uma mensagem urgente, peça desculpas e avise de antemão quando possível.

2. Não se atrase

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Como outros hábitos desta lista, a pontualidade é mais percebida quando não acontece. Atrasos frequentes raramente são bem vistos e denotam uma falta de consideração com o tempo alheio. Se um atraso é inevitável, avise de antemão se possível, e desculpe-se ao chegar.

1. Dê continuidade à conversa

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Fazer o outro se sentir importante é uma das melhores formas de melhorar a sua imagem. Envie um email, mensagem, pergunte pessoalmente sobre como projetos estão se desenvolvendo, se a pessoa tem alguma novidade para contar. É importante manter-se atualizado nas atividades da sua rede de contatos, para fortalecer seus relacionamentos.

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