Navegar no Blog Adzuna »

Rogério Fasano e um excelente case de marketing pessoal

rogério fasano

Comecei o dia lendo uma excelente entrevista do Valor Econômico com o empresário Rogério Fasano do ramo de gastronomia e hotelaria. A entrevista é uma conversa informal do jornalista com o empresário ao longo de um almoço, e Rogério Fasano mostra que tem uma excelente capacidade para o branding pessoal ou marketing pessoal ao aproveitar a oportunidade para estabelecer e fortalecer sua personalidade, valores e história.

Podemos aprender várias técnicas de marketing pessoal com a leitura da entrevista e adaptar para o nosso marketing pessoal, entre elas:

O uso do storytelling (narrativa)

typewriter-472849_1280

A arte de contar histórias é a base da comunicação e do marketing, e muitas das marcas, empresas e pessoas bem sucedidas são as que possuem a habilidade de entreter os ouvintes e leitores com as suas narrativas. Ao contar a trajetória de sua família, colocando ênfase nos sucessos e fracassos ao longo das décadas, Rogério deixa de ser um empresário nos seus cinquenta anos de idade e se torna o herdeiro de um legado histórico da família Fasano.

Ao ouvir sua história, passamos a entender o sucesso que ele conquistou em sua vida como um esforço contínuo de gerações da sua família, o que fortalece a sua credibilidade e seu mérito de ter alcançado seus objetivos. Ao falar sobre os membros da sua família, as diferenças entre as gerações e os desafios que foram superados, ele desenvolve a empatia com os ouvintes e leitores, que são capazes de se colocar em seu lugar.

Vale a pena notar que as histórias não precisam ser focadas sempre no passado distante, perceba que mesmo ao contar sobre as carreiras que ele cogitou seguir no passado e sua experiência morando em Londres o empresário é capaz de valorizar a sua trajetória, os aprendizados que conquistou e as mudanças pelas quais ele passou ao longo das décadas.

Como você pode usar essa técnica na sua carreira:

Estude o seu currículo. Faça uma linha do tempo e coloque nela todos os elementos da sua história que trouxeram você aqui hoje. Inclua tanto sucessos quanto desafios que tiveram que ser enfrentados.

Algumas perguntas importantes a serem respondidas:

  • Quais foram os aprendizados decorrentes dos erros que cometemos?
  • Quais aspectos da sua vida pessoal influenciaram na sua vida profissional?
  • Quais foram as razões que levaram você a escolher os caminhos que você tomou? 

Descrever seus valores fundamentais

face-805558_1280

Outro elemento da sua marca pessoal que o empresário apresentou com clareza durante a sua entrevista foi os valores centrais que regem a sua personalidade e seu trabalho. Tanto o foco na qualidade do serviço e ingredientes dos seus restaurantes, e a importância que ele dá para a experiência dos seus clientes acima do luxo, e sua visão de que a qualidade é fundamental independente do preço, revelam as fundações da sua personalidade e o que podemos esperar de Rogério tanto quanto empresário, como quanto pessoa.

Como você pode usar essa técnica na sua carreira:

Faça uma auto-avaliação da sua personalidade. Procure entender quais são os seus valores principais, o que você acredita que é essencial e o que é supérfluo, como você prefere se relacionar com as pessoas e o mundo ao seu redor, e em que tipos de situações você não se sente confortável. Algumas perguntas interessantes:

  • Quais atividades e situações são as que eu mais gosto de fazer e porquê?
  • Quais atividades e situações são desconfortáveis e desagradáveis e porquê?
  • O que é importante para mim na minha carreira e na minha vida? O que me deixa realizado? 

USP – Unique Selling Point (Proposta de valor única)

ball-407081_1280

Ao descrever sua personalidade e visão distintas em relação a outros empresários do ramo, Rogério enfatiza os traços de personalidade e estilo de gestão que os tornam único no mercado. Ao dizer que ele não gosta de frequentar festas, por exemplo, está expondo uma característica diferente das pessoas do seu ciclo social e que o torna diferente, interessante.

Como você pode usar essa técnica na sua carreira:

Essa é uma arma poderosa para se diferenciar de outros candidatos num processo seletivo e outros profissionais do mercado. Algumas sugestões de como descobrir seus USPs:

  • Você realiza algum tipo de esporte ou valoriza algum tipo de arte específica que a maior parte das pessoas ao seu redor não conhece?
  • Quais são os traços da sua personalidade que são diferentes das pessoas ao seu redor?
  • O que você faz de diferente nas suas atividades de trabalho? Quais são seus hábitos (saudáveis) que ajudam você no dia a dia?

Desafios e Dragões

dragon-238931_1280

Os desafios nos nossos caminhos e a forma como enfrentamos podem ser excelentes temas para nossas histórias. Ao comentar dos efeitos da crise econômica e da alta do dólar nos valores dos pratos dos seus empreendimentos, Fasano se transforma no herói da história, no Davi enfrentando o Golias, ou no São Jorge enfrentando o Dragão ao sacrificar a sua margem de lucro para manter a mesma qualidade e não perder os seus clientes, o mesmo com a sua decisão de desistir da carreira de cinema e tomar os negócios da família. Isto é um método bastante eficaz de prender a atenção da sua audiência, afinal todos gostamos de histórias nas quais podemos torcer para que o personagem principal vença ao final.

Como você pode usar essa técnica na sua carreira:

O importante é definir qual o grande desafio enfrentado, quais as suas armas e os sacrifícios que você precisa fazer para alcançar a vitória:

  • Qual a principal barreira que você precisa ou precisou enfrentar no seu dia a dia?
  • Quais são as habilidades que você possui para ajudar nessa batalha?
  • Que tipo de sacrifícios você precisa ou precisou fazer para alcançar seus resultados?

Perceba que no decorrer da entrevista, o empresário liga todos os pontos acima dentro da sua história de forma orgânica, afinal todos estes pontos compõe a persona que ele criou, a imagem de si mesmo como empresário e pessoa. E é esse o grande elemento do marketing pessoal: como nós queremos ser percebidos, e que elementos da nossa história contribuem para a mensagem que queremos passar durante a nossa apresentação. Ao definir o tipo de imagem que queremos passar, estamos também definindo o tipo de profissional e pessoa que queremos ser, e podemos a partir disso traçar um plano do que precisamos desenvolver para alcançar nossos objetivos.

Preparado para o próximo capítulo da sua história? Acesse o Adzuna.com.br e encontre mais de 400 mil oportunidades de emprego abertas em todo o Brasil.

(Créditos da imagem: Flickr)