Navegar no Blog Adzuna »

Publicidade e propaganda: quais habilidades são necessárias para ser bem sucedido na área

idea

Na semana passada escrevemos sobre as lições para nossa carreira que podemos aprender com o seriado Mad Men, que fala sobre a era de ouro das agências de Publicidade Americanas, quando os profissionais da Madison Avenue revolucionaram a forma como empresas divulgavam suas marcas e produtos para o público.

Apesar de muitos especialistas dizerem que a era de ouro das agências ter passado, a área de Publicidade e Propaganda é uma das mais concorridas do mercado de trabalho do Brasil. A competitividade do setor gera bons resultados, todos os anos várias agências brasileiras ganhando prêmios internacionais com suas peças criativas e eficazes na disseminação e posicionamento de marcas e produtos para o seu público alvo.

Pensando nisso, nós da equipe da Adzuna Brasil conversamos com o Tiago Moraes, editor do site Puta Sacada, sobre redação publicitária. Perguntamos sobre o mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda no Brasil, e quais são as principais qualidades que um profissional deve ter para se destacar e ser bem sucedido na profissão:

competitividade

1. Atualmente a concorrência no mercado de trabalho de publicidade e propaganda é grande, com um número alto de formandos todos os anos para um número limitado de vagas no mercado, você acredita que essa tendência tende a continuar ou acredita que a demanda por publicitários vai crescer nos próximos anos?

Acredito em duas afirmações da sua pergunta. O número de formandos só irá aumentar, assim como a demanda de oportunidades. Não acredito no número limitado de vagas. A cada dia publicitários se tornam relevantes em diversos locais do mercado. Não só em agências. Em clientes, veículos e muito mais. Mais uma notícia bacana: novos nichos de agências. Especializada em esportes, em experiências, em “mais um monte de segmentos”. Consequentemente, mais vagas.

2. Quais são os ramos da publicidade mais aquecidos hoje, quais competências ou qualificações têm sido mais requisitadas e podem ser um diferencial para um candidato encontrar colocação na área?

Creio que planejamento é uma área cada vez mais explorada. Sobre competências ou qualificações podemos observar o seguinte: é preciso ter conhecimento abrangente sobre a profissão e se atualizar constantemente. Conhecimento abrangente é entender como funciona todas as áreas. Entender a ponto de se virar em cada uma delas se for preciso.

hourglass-620397_1280

3. Longas horas, prazos curtos e uma demanda cada vez maior por profissionais multifuncionais, quais são os principais desafios que os profissionais de publicidade encontrarão no dia a dia do trabalho?

Nesta pergunta você deu o nome correto para o que respondi na questão 2 (risos e obrigado). Profissionais multifuncionais. Este é um grande desafio. Prazos curtos fazem parte do nosso trabalho. Mas com um bocado de organização é possível driblar este obstáculo.

4. Como você vê o futuro da profissão?

Um profissional de ideias. Este futuro praticamente já chegou. Precisamos resolver problemas através de boas ideias, não só de anúncios. Seja qual for a necessidade do cliente.

reconhecimento

5. Por fim, para quem ainda está na faculdade, quais dicas você recomendaria para começar a se destacar antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho?

Força de vontade, gostar do que faz e se interessar pela história da profissão. Creio que estes pontos são fundamentais para quem está começando. Com eles você será capaz de criar sua própria oportunidade.

(Tiago Moraes é redator publicitário, ganhador do prêmio Young Lions Brazil 2013, Interior São Paulo e editor do blog Puta Sacada)