Navegar no Blog Adzuna »

5 dicas úteis para trabalhar em Home Office

dicas para trabalhar em home office

Trabalhar em casa alguns dias da semana ou todos os dias é uma tendência que, nos últimos anos, passou a ganhar mais adeptos no Brasil. E não se trata apenas de uma mudança de espaço físico, mas de uma nova forma de trabalhar.

O Home Office oferece aos seus praticantes mais qualidade de vida e flexibilidade, aumenta a produtividade no trabalho e estimula a autonomia. Nada mal fugir um pouco do trânsito caótico das grandes cidades e ter mais tempo para você.

Mas para que a prática do Home Office cumpra o seu papel de ser produtiva e proporcione a realização de seu trabalho da melhor forma possível, aí vão algumas dicas da Adzuna que podem ajudá-lo a otimizar o seu tempo e espaço:

1) Você vai precisar de uma dose extra de disciplina

Trabalhar em casa exige muito auto controle e disciplina para fugir das tentações e distrações do lar, como aquela série favorita ou programa na TV, a geladeira, os ruídos domésticos, as interrupções da família ou do seu animal de estimação pedindo um pouco de sua atenção. Por isso, a disciplina é essencial nesses momentos: estabeleça a hora de começar e de terminar o expediente, organize suas atividades, cumpra os prazos estabelecidos e procure um espaço reservado e confortável.

Home Office - Disciplina

2) Reserve para o Home Office as atividades que requerem um maior nível de concentração

Atividades que exigem mais concentração, como análises, relatórios, planejamento, entre outras, são ideais para serem executadas neste dia. Então, por que não criar uma lista com essas tarefas e designar um tempo para cumprir cada uma delas, de forma organizada e que te permitirá gerenciar melhor o seu tempo e otimizar o seu Home Office.

3

3) Prepare um ambiente adequado para desempenhar suas funções com assertividade

Antes de mais nada, faça um check list de tudo o que precisará para trabalhar em casa, como materiais e equipamentos. Se possível, não se esqueça de escolher um local silencioso, arejado, iluminado e confortável para passar algumas horas do seu dia. E se você não mora sozinho, converse antes com seus familiares ou colegas e explique como será a sua rotina de trabalho, pedindo colaboração e privacidade.

Home Office - Ambiente

 4) Nem terno e gravata, nem pijama e pantufa

Só porque você está em casa não quer dizer que deve relaxar na hora de se vestir. Afinal, trabalhar em Home Office também exige uma boa dose de profissionalismo, e o desleixo no seu “outfit” pode, muitas vezes, refletir na qualidade de seu trabalho. Não precisa usar terno e gravata, muito menos roupas desconfortáveis, mas esteja preparado para atender a uma reunião de última hora por vídeo-conferência. Você não vai gostar de exibir aquele seu pijama velho de bolinhas no ambiente de trabalho, vai?

Home Office - Vestuario

5) E esteja preparado para “apagar alguns incêndios”

Não se esqueça que estar em Home Office não fará o seu dia ser necessariamente tranquilo e sem interrupções. Portanto, esteja preparado para telefonemas, e-mails, imprevistos e urgências que fazem parte do nosso dia a dia no trabalho. E procure atender a tudo isso com a mesma agilidade e qualidade apresentadas quando está no escritório.

Home Office - Problemas

Essas dicas são o primeiro passo para que o seu dia seja realmente produtivo. E se você está em busca de um novo emprego que proporcione o trabalho em Home Office, acesse o Adzuna para pesquisar diretamente as vagas de emprego em home office em todo o Brasil, e vá preparando o seu escritório em casa.