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O que as empresas procuram num profissional de Marketing?

A área de Marketing é uma das mais interessantes para se trabalhar em uma empresa: ela permeia diversos setores da organização e é responsável por projetos que estão diretamente ligados à identidade de marca da empresa e seus produtos. Dentro da área de Marketing existem diversas áreas especializadas, desde mídias tradicionais até as diversas áreas que englobam o marketing digital. Profissionais com habilidades específicas para estas áreas estão cada vez mais valorizados no mercado.

A constante busca por inovação e a pressão para alcançar resultados são grandes para quem trabalha com marketing, por isso recrutadores buscam por profissionais que possuam qualidades necessárias para conseguir criar campanhas que atraiam a atenção do cliente, aumentem a presença da marca e o rendimento da empresa. Entre as principais características que o mercado valoriza ao buscar profissionais de marketing podemos destacar:

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– Capacidade analítica e raciocínio numérico

Por mais que o Marketing seja uma área criativa, boa parte do tempo do profissional dessa área é gasto em análises de resultados e retorno ao investimento de campanhas. Especialmente para quem trabalha com marketing digital, lidar bem com números, projeções, estatísticas e retorno sobre investimento é praticamente uma obrigação. Afinal, são os números que vão comprovar se o seu trabalho está alcançando os resultados esperados e justificar os gastos em marketing de sua empresa.

– Conhecimentos de informática

Foi-se o tempo em que ter conhecimentos básicos do pacote office era um diferencial no currículo. Atualmente o mercado valoriza o uso de ferramentas específicas de edição de imagens e vídeos, excelentes habilidades em Excel e até mesmo conhecimentos em linguagens de programação. Profissionais que possuem conhecimento mais profundo destas ferramentas são valorizados no mercado e até mesmo disputados por grandes empresas.

– Excelente comunicação

Não somente da forma verbal, mas também a comunicação visual. O profissional de marketing precisa definir qual a melhor forma e o canal para que sua mensagem seja facilmente percebida, recebida e compreendida pelo consumidor, e é essencial ter atenção aos detalhes que compõem as peças usadas na comunicação da empresa. O diferencial entre uma campanha ou outra é muitas vezes um pequeno detalhe que pode passar despercebido para o público em geral, mas que era um elemento fundamental para o sucesso da campanha para a equipe que a criou.

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– Criatividade e inovação

Criatividade não se traduz em desenhar bem ou ter algum talento artístico, mas saber juntar diferentes elementos ou pensar em idéias não convencionais para comunicar seus produtos e serviços para seus possíveis clientes. A inovação também pode acontecer de diversas formas, desde sugestões para melhorias em produtos e canais de comunicação, até o uso de novas tecnologias, mídias, ferramentas e processos para tornar as atividades de marketing mais rentáveis e eficientes.

– Organização

Saber organizar a sua rotina é fundamental nas atividades de marketing, como lançamento de campanhas, organização de eventos, promoções e afins. É necessário um bom gerenciamento do tempo para que as atividades sejam entregues no prazo certo e os projetos estejam prontos na data de lançamento. Estar organizado aumenta a eficiência no trabalho e nos prepara para possíveis contratempos.

– Trabalho em equipe

Por estar diretamente relacionado com outras áreas da empresa, o profissional de marketing precisa saber lidar e negociar com diferentes pessoas de diferentes níveis hierárquicos dentro e fora do ambiente de trabalho. Desde clientes, fornecedores e colegas de diferentes deparamentos como produção, vendas, TI e atendimento ao cliente, todas estas áreas se comunicam com o marketing em diversos projetos, e por isso saber trabalhar em equipe é uma habilidade importante para quem busca uma carreira nessa área.

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– Atualização Constante

Novos canais, novas mídias, novas tendências, novas ferramentas. Manter-se atualizado ao que acontece no mundo é fundamental para que as empresas sobrevivam num mercado saturado de marcas brigando pela atenção do consumidor. Mas mais do que simplesmente saber o que está acontecendo, o profissional de marketing precisa entender como usar estes elementos em seu favor. Seja uma nova mídia social que está surgindo, uma nova tendência de consumo ou um novo comportamento do consumidor, saber como se adaptar e aproveitar as oportunidades que aparecem com as mudanças é uma das maiores qualidades que um profissional de marketing pode ter.

– Personalidade e motivação

Personalidade não significa que você precisa ser descolado ou estar na moda. Mas você precisa ter uma voz própria e saber adaptar a sua personalidade à cultura da empresa e vice-versa. Lembrando que o marketing é a voz da empresa, e é preciso extremo cuidado ao falar em nome de uma corporação, mas é importante colocar um pouco da sua personalidade no seu trabalho. Da mesma forma, ter motivação e iniciativa para correr atrás de resultados é um traço importante para qualquer profissional de marketing, e são elementos pessoais que destacam candidatos em entrevistas de emprego.

– Tino comercial

O objetivo de qualquer empresa é crescer, e o marketing é uma das principais ferramentas para alcançar esse objetivo. Para realizar campanhas bem sucedidas e conseguir conquistar novos clientes e fidelizar clientes antigos, o profissional de marketing precisa ter um bom entendimento do seu negócio e perspicácia empresarial. Precisa entender quais são as necessidades dos clientes que a sua empresa pode atender, e qual a forma mais rentável de atender à essas necessidades e expandir o seu negócio.

O mais importante é lembrar que todas estas qualidades sempre podem e devem ser aprimoradas, e parte do que torna a área de marketing tão interessante é essa necessidade constante de crescimento e aprendizado profissional. Para pesquisar por vagas em Marketing no Brasil inteiro, acesse o Adzuna.com.br, e boa sorte!