Navegar no Blog Adzuna »

Quando foi a última vez que você atualizou o seu currículo?

atualizar currículo

Se a sua resposta é que foi há muito tempo, está mais que na hora de separar uns minutinhos para rever o seu arquivo. Ao contrário do que muitos pensam, atualizar o currículo é um processo contínuo e não algo que precisa ser feito apenas quando se está desempregado ou procurando emprego.

Mas você sabe quando se deve atualizar o currículo? O fato é que o documento precisa acompanhar a sua evolução profissional, registrando as experiências mais relevantes. Por isso, sempre que você ganhar uma promoção, fizer um curso ou finalizar um projeto que mereça destaque, esse é o momento de atualizar o currículo. Assim nada fica para trás.

Veja as dicas do Adzuna sobre o que levar em conta:

  • Reveja as informações e elimine o que não é necessário

Primeiramente, confira com cuidado os seus dados pessoais como o número de telefone, e-mail e idade. Retire as informações desnecessárias tais como foto, CPF, nome dos pais e referências, entre outras. Caso sejam necessárias, elas serão pedidas posteriormente.

Uma dica é incluir também o link para o seu perfil no LinkedIn. Mas lembre-se de atualizar também as suas informações na rede social, assim como em outros sites de emprego onde você tenha se cadastrado.

  • Defina o seu objetivo profissional

Este é um dos campos mais importantes, especialmente nas seleções online. Por isso, caso não saiba exatamente o que está procurando, dedique um tempo para refletir sobre o cargo a que quer se candidatar e as suas áreas de interesse.

Seja específico e tenha os pés no chão. Assim você não só direciona sua carreira para esses objetivos, como também o recrutador vai perceber que você não está atirando para todos os lados.

  • Resuma sua experiência e educação

Inclua apenas o que for relevante na sua trajetória profissional. Apresente as experiências mais recentes primeiro, incluindo sempre as datas de início e saída. Aqui o recrutador quer ver a evolução da sua carreira, portanto mostre os resultados obtidos e projetos realizados. O mesmo vale para a sua formação educacional.

Inclua apenas cursos de aperfeiçoamento que sejam ligados ao cargo que você pretende. Em outras informações, você ainda pode listar experiências no exterior, projetos voluntários e participação em entidades de classe. Use sempre o bom senso para não parecer que está enchendo linguiça!

curriculo

  • Revise, revise e revise!

Por fim, antes de salvar, revise o documento por pelo menos três vezes, para ver se não há erros de gramática ou digitação. Tenha cuidado também com a formatação. Um currículo bem escrito e de leitura agradável passa uma boa impressão logo de cara ao recrutador.