Navegar no Blog Adzuna »

Como ser um bom gestor de TI?

Por Cláudio Luciano*

O gestor de TI atua no segmento da administração dos recursos físicos e lógicos dos ambientes informatizados. É ele quem define os melhores softwares para empresas, as estratégias e a utilização dos mesmos, além de comandar os recursos humanos de TI.

Qual a formação ideal?

No Brasil existem mais de 100 instituições que ofertam o curso de tecnologia em Gestão de TI, que normalmente tem duração de até 3 anos. Esse tipo de curso (tecnólogo) é diferente do bacharelado, já que foca mais na prática de um determinado assunto, que neste caso é a administração de TI, entregando ao mercado de trabalho uma pessoa já preparada para tal serviço.

Além disso, é importante complementar a formação com certificações como ITIL e COBIT. Caso você curse algum bacharelado em Informática, pode ingressar nessa área com uma especialização ou MBA de Gestão de TI. O inglês é indispensável na vida de qualquer profissional de TI, por isso reserve aquele sábado para estudar esse tipo de língua.

Um gestor deve saber ouvir

Vale lembrar que um gestor de TI  é a ponte entre os executivos da empresa e o corpo técnico. Mais do que nunca deve ser uma pessoa equilibrada e que saiba ouvir os seus comandados. No século 21 não existe mais aquele profissional agressivo, apesar da TI ser uma das áreas mais estressantes, o gestor deve ser um mar de tranquilidade.

Lembre-se, você irá lidar mais com as pessoas do que com sistemas. Ouvir não é só uma dica para ter um bom relacionamento entre a diretoria e os usuários de uma empresa, vale também para momentos como receber um fornecedor, um chamado de um parceiro, etc. O segredo de um bom gestor é escutar antes de dizer como as coisas devem ser feitas.

Um gestor precisa demonstrar confiança

Motivar as pessoas é o papel fundamental que o gestor de TI como líder de uma equipe deve exercer, estimar sempre o crescimento profissional, a capacitação técnica e a confiança no ambiente.

gestor de ti

Mostre-se

Circule por outros departamentos da empresa, conheça as pessoas que trabalham neles, isso melhora o relacionamento com o departamento de TI, que ainda figura como sendo de ‘pessoas isoladas’. A proposta de um gestor é participar mais de um negócio, portanto nada mais do que justo vivenciar de perto.

Dê sempre o exemplo

Uma das principais buscas dos gestores de TI é por uma visão integrada de negócio e por entender como a TI impacta nessas atividades. Quem tem essa visão mais estruturada, entende melhor os problemas e sabe como se relacionar com os usuários, diretoria e até com os fornecedores, porque sabe do que eles precisam. Se o profissional conseguir ser um bom integrador, será também um bom gestor, porque poderá antecipar as necessidades do marketing, por exemplo, em uma situação de lançamento de produto.

gestor de ti

Em relação aos modelos de gestão, as empresas estão muito parecidas com terceirizações feitas com os mesmos parceiros. O que as diferencia, e também ao gestor, é a capacidade de inovar e a liderança. São essas questões que fazem o profissional de TI ter credibilidade, o que também é essencial para um bom relacionamento com toda companhia.

Cláudio Luciano (@claudioluciano) é gestor de TI e empreendedor digital. É também colaborador da CBSI, comunidade voltada para a valorização, divulgação e incentivo a profissionais da área de Sistemas de Informação.