Navegar no Blog Adzuna »

Dicas Coach: Comunicação no Ambiente de Trabalho

Nós seres humanos somos altamente relacionáveis. A comunicação é a base das nossas atividades. Desde os primórdios os homens buscam maneiras de se relacionar de maneira harmoniosa, por isso desenvolveram formas de se comunicar de maneira eficiente, e essa comunicação ao longo do tempo evoluiu. Hoje não é diferente, temos diversas maneiras de nos comunicar, estabelecendo relações pessoais e profissionais, a fim de gerar compreensão e engajamento. Telefone, internet, smartphones e seus aplicativos, estão ai para facilitar esse processo.

Nesse sentido, o desenvolvimento de capacidades de comunicação no ambiente de trabalho é de suma importância, uma vez que não é somente saber utilizar os meios, mas sim como se expressar. A comunicação para ser eficiente e atingir seu objetivo deve ser realizada de maneira assertiva.

Por isso, um profissional que deseja ascender na carreira, melhor os relacionamentos no trabalho, e trabalhar em equipe com eficiência, necessita saber se comunicar de modo a ser compreendido. Para isso é preciso que ele desenvolva essa habilidade. Veja algumas dicas simples para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho:

– Escolha o canal adequado: por e-mail, telefone, aplicativo, rede social ou pessoalmente, analise qual o meio mais adequado para se comunicar;

emailprofisisonal

– Seja objetivo: vivemos na era da internet, tudo acontece muito rápido, então não seja prolixo e vá direto ao ponto;

comunicação1

– Utilize a linguagem correta: utilize a formalidade quando necessário, não seja muito informal, nem demonstre intimidade em um ambiente profissional;

erro de comu

– Saiba ouvir: uma das premissas da boa comunicação é saber escutar. Então saiba o que a outra pessoa tem a dizer, ou leia atentamente sua mensagem;

boacomunicação

No mais, o Coaching é uma excelente alternativa para os profissionais que desejam desenvolver habilidades, dentre elas a de comunicação. Pois trabalha aspectos comportamentais que viabilizam o aprimoramento de competências, a fim de gerar o alcance de objetivos, dentre eles a de relacionamento com colegas de trabalho, colaboradores e clientes.

Texto colaboração do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).