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7 dicas para obter sucesso em vendas

Conclusão de uma venda

Você sabe vender? Cargo em alta demanda no país, o profisisonal de vendas é responsável pela boa saúde dos negócios. Mas você possui as qualidades necessárias para construir uma carreira de sucesso em vendas? Para conhecer mais o perfil deste profissional conversamos com Carlos Cruz, presidente do Instituto Brasileiro de Vendas, que apontou 7 características fundamentais para quem deseja se tornar um bom vendedor. Também falou sobre a importância do treinamento e descreveu as etapas de um processo de vendas bem sucedido. Confira nosso bate-papo.

Adzuna – Quais são as características essenciais para o profissional de vendas e como ele pode se destacar nessa carreira?

Carlos: Costumo dizer que o vendedor profissional é aquele que consegue entender o cliente, investigar suas necessidades e oportunidades, além ser flexível para atender os diversos perfis e de falar a linguagem do consumidor. Acredito que existem sete características para a carreira de um vendedor. São elas:

1 – Disciplina: mesmo após inúmeros nãos, é preciso manter o foco nas ações diárias. A maioria dos vendedores não planeja fracassar, mas falha pela falta de planejamento e organização.

2- Comunicação: seja articulado, saiba se expressar de forma clara e objetiva, o que não significa falar muito. Seja preciso em sua comunicação

3- Capacidade investigativa: o bom vendedor entende e identifica as dificuldades e necessidades do cliente, mapeando-as e fazendo perguntas para depois apresentar uma solução realmente eficaz.

4- Adaptabilidade: É preciso aprender a lidar com diferentes perfis de clientes. Saiba se adequar ao que for necessário para alcançar suas metas.

5- Empatia: Criar identificação e inspirar confiança fazem toda a diferença na relação comercial. Cuide da aparência e vista-se de acordo com o perfil da venda e do cliente.

6- Networking: É imprescindível cultivar uma rede de relacionamentos, pois nem sempre somos capazes de encontrar oportunidades sozinhos.

7- Tenacidade comercial: Ser persistente é diferente de ser insistente. Não desista da venda na primeira negativa, especialmente se estamos falando de investimentos elevados, que irão envolver negociações extensas.

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Adzuna – Muita gente diz que um bom vendedor já nasce com esse talento. Para quem não acredita nisso, como aprimorar e alcançar êxito nessa carreira?

Carlos: Ser bom vendedor não é uma questão de genética, mas sim de conhecimento, experiência e, acima de tudo, muita capacitação. Entender que um bom perfil para esta vaga é uma pessoa falante e empática é coisa do passado. A função é o verdadeiro “cartão de visita” da organização, por isso, é tão importante para todas as empresas em seus mais variados tamanhos. Só que preparar o time de vendas por meio de treinamentos específicos nem sempre é visto como investimento, por isso, não surpreende quando passa a ser uma das últimas tarefas da lista de prioridades da companhia, apesar de ser uma ação fundamental para o crescimento desta.

Adzuna – Por fim, pensando vendas como uma atividade presente em muitos setores e atuando em diferentes escalas, quais seriam as etapas essenciais do processo de vendas?

Carlos: O processo de venda é, acima de tudo, um passo a passo para um relacionamento repleto de benefícios e duradouro. É necessário investir no trato social, na comunicação com o cliente, para se conquistar a venda perfeita, continuar humano, com capacidade de perceber as necessidades do outro e com o conhecimento para atendê-las. Abaixo listo as etapas para uma boa venda:

Comunicação: O profissional deve ser articulado, se expressar bem, de maneira clara e objetiva, mostrar conhecimento sobre o produto e detectar a necessidade do cliente.

Aproximação: Deve ser feita com simpatia, prontidão e deixando o cliente à vontade.

Ação: O vendedor quando entra em ação deve ser persistente, porém, não insistente. É importante assumir a negociação, controlar completamente o processo e direcionar a conversa com o cliente.

Conquista: É necessário oferecer no pós-venda o mesmo atendimento e assistência que foi dispensado durante a venda, para conquistar a constancia e lealdade do comprador.

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