Navegar no Blog Adzuna »

Perfil: Gestor de marketing digital

Canais mídias sociais

Motivação para continuar aprendendo, vivência com tecnologia e especialização são essenciais para quem quer trabalhar em marketing digital. Veja 5 dicas para quem está começando. Se você curtiu, compartilhe!

  1. Fique amigo da equipe de TI!

amigoTI2. Gráficos e estatísticas farão parte do seu dia a dia. É bom se acostumar com eles!

marketing gaficos

3. Participe de todas as redes sociais. Não dá tempo de ficar desatualizado.

minimal_social_4. O Google vai fazer parte da sua vida. É bom se acostumar com ele.

google25. A web ainda tem mais liberdade do que as mídias tradicionais. Inovar é essencial!

marketing fora da caixa

Veja todas as vagas em marketing no Adzuna. Leia mais sobre marketing digital abaixo.  

Perfil em demanda no país, o gestor de marketing digital deve possuir conhecimentos especializados e criatividade além da experiência. O mercado ainda encontra dificuldades para preencher vagas no setor para o nível gerencial e ainda há resistência na hora de definir as atribuições deste profissional. Afinal quem é e o que faz o gestor de marketing digital?

Brasil Digital

Segundo o IBOPE, em julho deste ano o total de brasileiros com acesso à internet ultrapassou pela primeira vez os 100 milhões. Temos uma das maiores distribuições de telefones celulares do mundo (a proporção é de dois aparelhos por pessoa), smartphones já somam mais de 50% dos aparelhos vendidos. O Brasil desponta como um gigante digital.

Marketing3

O engajamento das redes sociais tornou imprescindível para as empresas investir na presença online. Confirmando o momento de boas oportunidades, aqui no Adzuna também registramos o aumento de vagas no setor nos últimos 3 meses.

Formação

As empresas buscam indivíduos capazes de coordenar os novos canais online (redes sociais e plataformas de publicidade) com foco em  resultados concretos. Além das habilidades aprendidas em cursos de publicidade e propaganda, marketing ou administração, quem deseja entrar no campo digital pode procurar por especializações. MBAs ou qualificações valorizam o curriculum, mas o principal é que o aluno também esteja envolvido pessoalmente neste universo, utilizando e testando sites e ferramentas. Nicole Lunardi, coordenadora de RH da agência digital Cadastra indica algumas características que fazem diferença no processo de seleção para o cargo: “Boa capacidade de lidar com situações adversas; interesse pelo mercado em que atuamos; ser uma pessoa curiosa, que goste de estudar e invista no seu aprendizado sem depender somente da empresa pois no mercado digital as informações mudam rapidamente e o aprendizado deve ser constante e ser dinâmico, para a rotina que o online exige”.

As experiências pessoais do candidato são tão importantes quanto a formação. A cultura da tecnologia que envolve o mercado online valoriza o empreendedorismo e iniciativas pessoais, Nicole  complementa:  “O que consideramos mais importante no momento são as vivências destas pessoas no mercado ou até mesmo na vida pessoal, a busca constante por conhecimento, experiências com alguma área do mercado que nos chame a atenção ou habilidades com alguma ferramenta específica, por exemplo. Nossas vagas são direcionadas para estudantes ou profissionais dos cursos mais relacionados ao nosso mercado, mas estamos percebendo que quem está no mercado pode não ser necessariamente destas formações e nada impede que estas pessoas ocupem as posições em aberto, desde que contribuam com o que precisamos”. Veja novas vagas em marketing digital no Adzuna.

Um novo perfil no mercado?  

Depois de perceber a carência de profissionais especializados, a agência de marketing digital full service Yeah Digital criou um vídeo para orientar outros gerentes na hora de desenvolver suas ações online. O objetivo é desmistificar estas atividades, enfocando as vantagens desse tipo de marketing, como a possibilidade de controlar orçamentos e medir o retorno das ações.

Marketing1

Lucas, o personagem do vídeo, ilustra o cotidiano de um gerente de marketing digital, mostrando as pressões e expectativas que fazem parte de seu dia a dia. Clique para assistir ao vídeo “Vida de um gerente de marketing”. Alexandre Siboglo, CEO da Yeah Digital explica as motivações por trás dessa iniciativa: “Apesar do panorama positivo da Internet no Brasil, muitas empresas ainda focam nas mídias tradicionais, como rádio e jornal, e ignoram a eminente necessidade de investimento nos canais digitais, muitas vezes, por falta de parceiros focados no resultado e que entendam a DNA do anunciante”.