Navegar no Blog Adzuna »

Você faz parte da Geração Y? Faça o teste!

Criança geração Y

Ambiciosos,  competitivos, narcisistas. Estas seriam características da famosa geração Y (o pessoal que nasceu entre os anos 1980 e os anos 2000). Headhunters e profissionais de RH querem entender mais os comportamentos dessa geração,  já que o mercado está sendo moldado e influenciado por ela.

geray

Sidnei Oliveira, autor e especialista no assunto, conversou com o blog Adzuna Brasil e falou sobre os possíveis conflitos que a geração Y pode enfrentar no ambiente de trabalho e destaca o gosto pelo desafio como marca desses profissionais: “Para lidar com as diferentes formas de pensar, gerir e executar, os jovens da geração Y costumam fazer questionamentos, o que é visto como uma contestação ou desafio. Essa postura é uma busca de interação e tem origem na infância desenvolvida em um ambiente com constantes desafios, mesmo nos mais simples jogos de videogames”.

O Site YouPix comentou o artigo publicado recentemente pelo Huffington Post que questionava porque a geração Y está sempre triste. A conclusão é de que a geração Y vive constantemente insatisfeita devido a diferença entre suas grandes expectativas e a realidade.

No Brasil atual, que assiste a uma reviravolta política em meio a um período de crescimento econômico, os jovens foram os primeiros a tomar as ruas incorporando o sentimento que toma força no país: cobrança por direitos aliada à sensação  de impaciência. Estas também podem ser vistas como marcas da geração Y, assim como o uso das tecnologias e o questionamento das autoridades estabelecidas.

E você, faz parte da geração Y? Faça o teste abaixo e descubra!

1- Você fica sem acessar redes sociais por mais de 24 horas?

smartphone adiction

a) Sim, sem problemas. Na verdade prefiro fazer outras coisas do que ficar checando redes sociais.

b) 24 horas até consigo. Mais do que isso, fico curioso para saber o que está acontecendo nas redes.

c) Não fico longe das redes por nada, só se acontecer um problema sério. Ficar longe das redes já é um problema sério!

2- Você considera trabalhar em áreas relacionadas a tecnologia ou considera a tecnologia uma parte essencial de sua atividade profissional?

GeracaoY

a) Não. Tecnologia não é essencial na minha esccolha profissional.

b) Sim, prefiro que a tecnologia faça parte da minha vida profissional já que é uma tendência mundial.

c) Escolhi minha carreira pensando em estar envolvido com tecnologia.

3- Você tem vontade de trocar de emprego depois de um ano exercendo a mesma função?

risco1

a) Meus planos de carreira envolvem estabilidade. Quero experiências profissionais duradouras.

b) Gosto de pensar que estou aberto novas a possibilidades sempre e não me importaria de mudar para melhor.

c) Mudar é essencial. Não tenho medo de arriscar e sair da mesma posição, na verdade busco contratos flexíveis e não gosto de passar muito tempo no mesmo cargo.

Confira vagas abertas nas principais empresas do país aqui.

4) Você se sente decepcionado com as suas conquistas profissionais até agora?

954094-gen-y-worker

a) Considerando minhas experiências e o mercado atual, acredito que estou indo bem.

b) Sempre é possível alcançar uma posição melhor, por isso continuo estudando e me aprimorando.

c) Tenho orgulho do meu talento, mas não estou satisfeito ainda. Para alcançar meus objetivos tenho que me esforçar mais.

Resultados:

Até 3 ou + respostas A: Você vive a sua época, mas ainda compartilha valores de outra geração. Isso é natural, desde que acompanhe as mudanças do mercado de trabalho

Até 3 ou + respostas B: Você faz parte da geração Y, mas tem alguns sentimentos conservadores e prefere pensar duas vezes antes de se arriscar.

Até 3 ou + respostas C: Não apenas faz parte da geracão Y, mas deve sofrer da ansiedade que a acompanha. Seu desafio é lutar pra tranformar expectativas em realidade.