Navegar no Blog Adzuna »

O CV e Sua Empregabilidade

empregabilidade

Já ouvi muito dizer que o currículo é o cartão de visita do candidato que busca emprego. Eu diria que é muito mais do que isso.

O cartão de visita frequentemente leva os dados de uma empresa e de um indivíduo (como nome, logotipo, informações de contato, etc.) e serve principalmente para facilitar a apresentação entre pessoas e posterior lembrete do contato feito.

O currículo (ou CV), por sua vez, apresenta o histórico profissional e trajeto acadêmico do indivíduo (além de dados de contato) e é utilizado como meio de promoção pessoal no momento de candidatura para uma vaga de emprego (ou ainda para obtenção de bolsas de estudo, aceitação em um mestrado/doutorado, oportunidades de empreendimentos, entre outros).

No geral, a criação do CV é o primeiro passo na busca por emprego. O CV ajuda os executivos de RH e as pessoas envolvidas no processo, tanto na fase inicial de seleção de candidatos como também usado de guia em entrevistas.

Neste ponto que é preciso parar e refletir: seria o currículo apenas direcionado às pessoas que irão avaliar o candidato?

Muito se discute (já faz bastante tempo) sobre a escassez de emprego e o efeito disso sobre a empregabilidade do profissional.

O currículo portanto não é só para a empresa recrutando, mas uma ferramenta para o candidato usar como medidor da própria empregabilidade. Muitos candidatos a empregos, empreendedores, entre outros anunciam “X anos de experiência na área” – mas o que realmente foi atingido nesses X anos?

Eu queria começar (e estou começando!) uma série de artigos sobre como montar um CV e seria ótimo ter um feedback de diferentes profissionais da área e candidatos. O que escrever e como mostrar são perguntas oportunas que vamos cobrir nas próximas semanas.

Agradecimento especial ao Rodrigo do Emprego Virtual que nos recomendou o assunto.