Mas, afinal, para que serve um estágio?

Posted on 23 de janeiro de 2014 by

Em muitas carreiras o estágio é obrigatório para a conclusão do curso e obtenção do diploma. Há estudantes que procuram estágios como uma fonte de renda extra, oferta bem vinda quando há tantos gastos durante os estudos. Outros encaram o estágio como uma transição para o primeiro emprego. Na verdade o estágio reúne todas estas oportunidades: cumprimento da grade curricular, auxílio de custos e, para muitos, a chance de garantir a entrada no mercado de trabalho.

Dados confirmam a falta de profissionais qualificados em diversos setores da economia brasileira. Diversas empresas preferem investir na formação de um profissional, e estão dispostas a integrar os estagiários depois de formados. Mas nem todo o estágio resultará em efetivação. Isso não deve diminuir a importância do estágio na trajetória profissional. O estágio é um momento da carreira voltado para a aquisição de experiência. Por isso também o estágio não possui limite de idade. A legislação esclarece que para ser estágiário é preciso ser um estudante regularmente matriculado (de ensino superior, profissionalizante ou ensino médio).

Pensando em todas as vantagens e benefícios que um estágio pode proporcionar e para motivar você a procurar seu estágio no Adzuna, criamos abaixo uma lista com os 5 motivos que tornam um estágio fundamental no desenvolvimento de uma carreira. Leia e compartilhe!

1- Você vai aprender!

Para a maioria, o estágio será o momento de botar a mão na massa pela primeira vez, saindo das teorias e das salas de aula para a aplicação prática, vivendo o dia a dia de uma profissão. Para empresas sérias, o estágiário não será encarregado apenas pelas tarefas mais simples, suas funções serão tão importantes para o andamento de um projeto quanto a de qualquer outro funcionário. Se o seu estágio não oferece nenhuma chance de desenvolvimento ou grau de desafio é um bom sinal para procurar outro.

2- Trabalhar em equipe

Esse é o aprendizado que você vai levar para a vida toda, sendo efetivado ou não e mesmo que mude de carreira. É no trabalho em equipe que você vai colocar à prova e, acredite, vai aprimorar suas habilidades de comunicação e de relacionamento interpessoal. Lidar com chefes e rotinas, clientes, colaborar com colegas de trabalho de diferentes áreas são alguns exemplos desse aprendizado. Mas procure também extrapolar isso e perceba como dentro de uma organização os setores interagem para o resultado final de cada projeto.

3- Definição de carreira

Não sabe se está na carreira certa? Fique calmo, você não está sozinho. A indecisão na carreira é mais comum se estiver nos primeiros anos da universidade. O lado bom do estágio é que você terá a chance de verificar de perto a sua escolha atual, o que vai te ajudar antes de tomar uma decisão, como mudar de planos e pedir uma transferência de curso, por exemplo. Durante o estágio identifique as áreas com as quais mais se identifica, podem ser pistas da especialização que vai querer seguir.

4- A hora certa de errar

Se você sente que tem muito a aprender, está no caminho certo para o estágio. Esqueça a imagem do estágiário que, oprimido pelos colegas mais experientes, vai passar a maior parte do tempo executando tarefas sem importância. Você pode inverter o jogo e literalmente explorar seus colegas, fazendo todas as perguntas e demonstrando seu interesse. Esse é o momento ideal para acumular conhecimento e aprender junto com outros profissionais. Quem contrata um estagiário sabe que deve cumprir um papel educacional. Não seja tímido, faça perguntas, erre bastante, mas mostre interesse.

5- Crie sua própria rede

Para a geração conectada no Facebook, Whatsapp e tantas outras redes digitais, pode parecer óbvio, mas a construção de uma rede é uma forma efetiva de inserção no mercado de trabalho. A cada experiência profissional procure estabelecer contatos e referências que podem ser, no futuro, a ponte entre seu trabalho atual e o próximo. Indicações e referências não são mitos sobre o mercado de trabalho e quanto antes aprender os segredos do networking, mais cedo poderá se beneficiar dele.